segunda-feira, 10 de março de 2014

O Descaracterizado Prédio do Antigo Hotel Carraro

Quem desce pela rua Doutor Flores no Centro de Porto Alegre se depara com um gigantesco prédio de esquina com a Rua Otávio Rocha onde atualmente funciona uma loja Manlec. A edificação chama a atenção do transeunte por ser toda pintada em tons de amarelo e pelo fato de, enigmaticamente, quase não apresentar nenhuma abertura nos andares superiores.
Segundo Oliveira (2010), o prédio em questão foi projetado em 1933 pelos arquitetos Saul Macchiavello e Antonio Rubio para fins de uso misto (residencial, comercial e de serviços), recebendo o nome de Edifício Comendador Chaves. Não se sabe ao certo quais empresas utilizaram-se inicialmente do local, mas em 1935 a Sociedade Amante Carraro e Irmãos comprou o local e acabou criando o Hotel Carraro, sendo este um dos locais mais luxuosos para ficar hospedado na capital, até com direito a elevadores (caríssimos para a época).
O prédio tem uma grande importância para a história da arquitetura de Porto Alegre. Oliveira (2010) o caracteriza dentro do estilo Art Déco, sendo portador de características Déco ziguezague (motivos geométricos com detalhes marajoaras) com Déco steamline (sensação aerodinâmica de conduzir o olhar para certos pontos da edificação). Sua construção foi executada através do uso de concreto armado, uma técnica interessante para a sua época.
O que mais chama a atenção na análise do Edifício Comendador Chaves é pela total descaracterização de sua fachada original. Nota-se por imagens da época que o local tinha uma profusão de aberturas e vãos que separavam a volumetria. Não se sabe em qual época esses elementos foram eliminados e simplesmente tapados com concreto, transformando o prédio em uma espécie de grande paredão. Talvez um dia a podemos ter uma restauração.

Vista frontal do estado atual

Vista frontal de quando ainda funcionava o antigo Hotel Carraro. Retirado de Oliveira (2010, p.172)
Vista lateral mostrando a praça Otávio Rocha no primeiro plano. Notam-se os vãos que foram encobridos com o passar dos anos. Retirado de Oliveira (2010, p.160)
Vista atual mostrando a praça Otávio Rocha

 Detalhe atual da fachada com os espaços onde anteriormente existiam janelas e vãos.
Pilares aparentes que dão a sensação de aerodinâmica e os ornamentos geométricos.


PS.: Antes da Manlec a Loja Mesbla funcionou no antigo edifício do Hotel Carraro


Oliveira, Rogério Pinto Dias deSaul Macchiavello & Antonio Rubio: modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938). 2010, 215 f. Dissertação (Mestrado em História)-Programa de Pesquisa e Pós-Gradução em História, Faculdade de Filosofia e CIências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10923/3840> . Acesso em: 10 mar. 2014.

8 comentários:

O MARAVILHOSO MUNDO DA FRU disse...

Eu acredito ter conhecido o hotel, e adoraria poder ver a restauração , retomando a edificação antiga!!!

O MARAVILHOSO MUNDO DA FRU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Até que ano a Mesbla ficou instalada no prédio que foi o Hotel Carraro? obrigado. Paulo

Unknown disse...

Meu primeiro emprego foi neste prédio, na galeria de artes Carraro, que funcionava no primeiro andar, local do antigo restaurante do hotel. Isso foi no ano de 1965, a galeria pertencia a Fernando Luiz Carraro. O prédio era muito bonito e imponente, tinha um terraço muito bonito também. E uma lástima que hoje esteja tao horroroso, um assassinato arquitetônico.

Unknown disse...

Olá Vitor! Concordo contigo. Um crime o que foi feito com a arquitetura deste prédio. Total falta de respeito com a memória da cidade de Porto Alegre. Lembro da galeria de artes em que trabalhastes, junto com a Shirlei. Na época, meu querido e saudoso Valter, teu pai, era o gerente do ainda hotel. Lembranças do Olivar, Osmar e Cilon.
Forte abraço do
Herminio Renato.

Luciana Oliveira disse...

E antes da Mesbla, foi a Casa das Sedas, da família Estrougo.

Unknown disse...

Pq ela não tinha janelas para as áreas externas?

Unknown disse...

Em 1978 eu comecei a trabalhar na loja Renner.tinha a casa das sedas onde era hotel Carraro