quinta-feira, 20 de março de 2014

O Início do Modernismo em POA: Prédios Demolidos

Como foi tratado nos dois posts passados (Moinhos Rio-Grandense e Chaves), o blog está fazendo uma revisão sobre o Modernismo em Porto Alegre através do livro "Arquitetura modernista em Porto Alegre: entre 1930 e 1945" publicado em 1998 por Günter Weimer. Hoje a postagem será uma seleção de vários prédios citados como demolidos já na época da referida pesquisa. Por esta razão a parte gráfica será totalmente calcada em digitalizações que fiz em casa. Até de certa forma desculpem a precariedade de algumas imagens, mas fiz o possível para que ficassem boas.

Deve-se ressaltar que o presente post de maneira alguma busca infligir os direitos autorais do professor Günter Weimer. Penso que o material que ele produziu em 1998 é uma fonte riquíssima para compreender a arquitetura moderna na cidade. Por esta razão que tomo a iniciativa de publicar aqui alguns desenhos que originalmente estão contidos no livro. Weimer apresenta no capítulo “Prédios modernistas demolidos ou não encontrados” uma seleção de 29 edificações. Não vou comentar todos, apenas os que estavam compreendidos no período inicial.


1 – Fábrica de Móveis Frederico Trein Marquat & Cia (1927)


A fábrica era localizada na Avenida Voluntários da Pátria 417/421, sendo caracterizada como uma grande edifício de dois andares sem ornamentações aparentes. O único motivo que poderia servir de adorno eram as pilastras com capitéis na fachada. Assim como no Moinho Chaves, o prédio se utilizava de planta livre. Para Weimer (1998) o projeto seria atribuído a Carl Friedrich Fick da empresa Fick Irmãos.


Retirado de Weimer (1998, p.33)

2 – Casa da Varig (1927)

Weimer encaixa em seu livro a respectiva construção como sendo da corrente da objetividade arquitetônica em Porto Alegre. Esta situava-se como a produção imediatamente após a Primeira Guerra Mundial, onde os empresários viram uma Europa que deveria se recuperar estruturalmente, forçando ainda mais a baixa nas exportações.
A Casa da Varig era localizada na Ilha dos Marinheiros e foi projetada por Carlos Hartmann. Nota-se uma estrutura totalmente desprovida de ornamentação, mas existe a adesão ao padrão clássico de composição formada por base, fuste e coroamento (WEIMER, 1998). Outro aspecto importante (e até mesmo esquecido) sobre o local é sobre o início da aviação em Porto Alegre. Por não existir na época uma pista, o transporte aéreo era feito por hidroaviões que usavam o Guaíba como local de pouso.


Retirado de Weimer (1998, p.37).

3 – Residência de Felizberto de Azevedo (1929)

Residência localizada na Rua Marechal Floriano e projetada por Egon Weindoerfer pela firma Azevedo Moura & Gertum. Weimer (1998) definiu este prédio como o primeiro a ter características Modernistas bem definidas na cidade.


Retirado de Weimer (1998, p.88).

 4 – Residência de Johann Wihan (1930)

Edificação que era localizada na Avenida Gravataí, Bairro Cristal. O projeto seria do proprietário e engenheiro tcheco Johann Wihan, sendo construído pela firma Dyckerhoff & Wiedmann (WEIMER, 1998). A residência se utiliza da total racionalização formal e trabalha com arestas arredondadas, o que viria quase que um padrão nas primeiras casas modernas.


Retirado de Weimer (1998, p.90).

5 – Residência Oswaldo Coufal (1931)

O endereço original da residência era na Avenida Guaíba esquina com a Flamengo. O projeto foi de João Antônio Monteiro Neto, funcionário da firma Barcelos & Cia (WEIMER, 1998). Pereira (2013) assinala que a respectiva residência funcionava para os finais de semana da família, uma espécie de casa de veraneio. O local apresentava um terraço com uma grande laje onde podia-se ter uma ampla vista para o Guaíba. Os peitoris metálicos que cercam o terraço são a marca registrada do local, fazendo com que pareça um deck de navio, característica utilizada pela vertente Art Déco.


Retirado de Weimer (1998, p.91).

6 – Escola Deutscher Hilfsverein (1931)

A escola ficava no terreno onde hoje está localizado o Hotel Plaza São Rafael, sendo que esta foi demolida em 1958. O projeto de Julius Lohweg apresenta similaridade com o da Residência Oswaldo Coufal por apresentar o uso do terraço como área de uso comum e remetendo ao desenho de um deck de navio. 


Retirado de Weimer (1998, p.92).

7 – Residência Gerhard H. W. Karl (1933)

Não se sabe ao certo o autor do projeto, apenas que o engenheiro construtor foi Willy Stein (WEIMER, 1998), sendo esta uma das poucas residências com 3 andares. A construção era localizada na Rua Américo Vespúcio.


Retirado de Weimer (1998, p.97).

8 – Posto SAGOL (1934)

Empreendimento que era localizado na Avenida João Pessoa esquina com a José Bonifácio, sendo que posteriormente fez parte da Exposição Farroupilha de 1935. Foi projetado por Egon Weindoerfer através da firma Azevedo Moura & Gertum. Apresenta uma composição simples com ênfase para a aresta do depósito arredonda, algo típico da expressão do Modernismo. Vale destacar que o sanitário do local era masculino, tendo em vista que o meio automotivo na época era uma atividade essencialmente de homens.


Retirado de Weimer (1998, p.99).


PEREIRA, Cristiano Zluhan . Entre textos e projetos: o arquiteto João Antônio Monteiro Neto em Porto Alegre. 2013, 388 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura)-Programa de Pesquisa e Pós-Gradução em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10183/67859> . Acesso em: 20 mar. 2014.

WEIMER, Günter. Arquitetura modernista em Porto Alegre: entre 1930 e 1945. Porto Alegre: Prefeitura de Porto Alegre, 1998.

Nenhum comentário: