quarta-feira, 26 de março de 2014

Monumento aos Açorianos

Aniversário de Porto Alegre e nada melhor do que um post com um dos símbolos da cidade. O Monumento aos Açorianos foi inaugurado em 26 de março de 1974 e buscou homenagear os imigrantes que começaram a povoar as terras do que no futuro viria a ser a capital gaúcha. 
O trabalho de autoria de Carlos Gustavo Tenius foi solicitado diretamente ao artista pela Prefeitura de Porto Alegre, sendo que chegou a ser cogitado que o projeto fosse feito em conjunto com Vasco Prado e Francisco Stockinger, fato que não aconteceu (ALVES, 2004). O conjunto escultórico é formado por pessoas em movimento que elevam uma espécie de figura alada, sendo que esta estrutura lembra um barco.
Alves (2004) comenta que mesmo com a monumentalidade e pelo destaque que a obra tinha, alguns teóricos criticaram o trabalho de Tenius pelo fato de usar um material não usual em monumentos e pela linguagem moderna. Atualmente o local foi cercado para que obras de restauração fossem executadas tendo em vista uma ação proferida pelo Ministério Público sobre o estado lastimável de conservação da obra.





ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: