terça-feira, 27 de julho de 2010

Dissecando o Falso Bicentenário de Porto Alegre - V

O Primeiro Dia de Festas

Segundo o Correio do Povo de 6 de novembro de 1940, nota-se que o início das festividades ocorreram conforme publicado originalmente dias antes pelo jornal. A Chama do Progresso saiu de Viamão pontualmente às 08 horas e 30 minutos e teve seu trajeto executado por cerca de 200 atletas. Enquanto isso acontecia a missa na frente do Paço dos Açorianos. A pira chegou às 11 horas e foi recebida pelo atleta mais jovem da capital: um menino de 7 anos. O comércio cumpriu o acordo e teve suas atividades iniciadas somente durante a tarde.

Ao acender a pira com a Chama do Progresso uma banda marcial executou o Hino Nacional enquanto uma revoada de mais de mil pombos foi solta. Do alto do edifício da Casa Guaspari “vibravam vários clarins e fanfarras, ao mesmo tempo que eram hasteadas quatro bandeiras no mastros do edifício da municipalidade” (Correio do Povo de 06/11/1940, p.7). Da sacada do Paço dos Açorianos, Loureiro da Silva apareceu para proferir um caloroso discurso dando o encerramento das festividades da manhã.

O turno da tarde reservou a abertura de atividades em diversos lugares da cidade. Às 14 horas houve uma competição ciclística pelas ruas da cidade, a Quinta Volta da Cidade de Porto Alegre. Na Faculdade de Direito foi dado início ao III Congresso Sul-Riograndense de História e Geografia. Este teve Loureiro da Silva fazendo o discurso inicial, ao qual foi reproduzido das páginas do Correio do Povo do dia 6 de novembro. O fim do primeiro dia contou com uma exposição de objetos antigos no Clube do Comércio e uma grande queima de fogos de artifício em uma doca do Guaíba.

 

 

Figura: Início das comemorações na Praça Montevidéu.

Fonte: Correio do Povo de 06/11/1940, p.7.


Lista geral de referências.


Um comentário:

Suziley disse...

Bem interessante, Jonas. Uma boa semana prá ti ;)