quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dissecando o Falso Bicentenário de Porto Alegre - IV

Propagandas de Época

Em todas as edições do Correio do Povo de novembro de 1940 aparecem propagandas alusivas ao bicentenário. Estas são formuladas por diversas casas comerciais conhecidas da cidade, entre elas a Guaspari e a Casa Theo Möller. Isto demonstra como a festa promovida pela intendência municipal havia alcançado uma elevada aceitação.


Figura: Casa H. Theo Möller com propaganda alusiva ao bicentenário.

Fonte: Correio do Povo de 03/11/1940, p.10



Figura: Propaganda da Guaspari alusiva ao bicentenário

Fonte: Correio do Povo de 03/11/1940, p.3

Interessante também ressaltar que o comércio foi orientado para manter as portas fechadas até as 12 horas do dia 5 de novembro. Este acordo foi firmado entre a prefeitura e a Associação Comercial dos Varejistas e teve seu anúncio oficial publicado de maneira formal no Correio do Povo do mesmo dia. Ficava evidenciado que todo o foco da cidade deveria estar na região que compreende a Praça Montevidéu onde aconteceriam todos os atos solenes iniciais.

A municipalidade usou as páginas iniciais do Correio do Povo para publicar chamamentos à população da cidade para os eventos que aconteceriam conforme o dia. O primeiro anúncio foi colocado na capa da edição do dia 5 de novembro e trazia a convocação da missa solene para dar início às comemorações do bicentenário da cidade. A partir desta data o jornal apresentava a cada dia um novo boletim assinado por Loureiro da Silva ou pelo “Departamento Central do Bi-Centenário” sobre as respectivas festas do dia.



Figura: Convite para a população participar da missa.

Fonte: Correio do Povo de 05/11/1940, p1.

Lista geral de referências.

Um comentário:

Suziley disse...

Gostei muito da postagem, Jonas e também do novo visual do seu blog. Parabéns!! Boa noite, um abraço ;)