domingo, 15 de maio de 2011

O Motivo do Dilúvio


O Dilúvio é o maior riacho que corta a cidade de Porto Alegre. Por essa razão acaba transcorrendo grandes trechos urbanos. Suas águas, em décadas passadas, transbordavam com uma certa frequência, fazendo com que inundassem diversos bairros que estavam alocados em sua extensão. Por causa desta problemática que o nome pegou: Dilúvio. Tal fato só foi solucionado com a urbanização de toda a área da Avenida Ipiranga, conforme o passar dos tempos, canalizando suas correntes e transformado seus afluentes em esgotos.


Referência:


OLIVEIRA, Lizete Dias de. Porto Alegre e seus reflexos: a cidade imaginada e a cidade oficial. In: Em questão: revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 16, número especial, 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16509> . Acesso em: 15 maio 2011.

2 comentários:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Interessante!
Foi uma obra marcante pra cidade. Lamento o concreto que substitui recentemente a pedra grês e deu um aspecto bem lamentável pro arroio.

Acho que o arroio é um marco e tanto pra cidade. Acredito que apareceria em 99% dos mapas mentais da cidade

Anônimo disse...

Lindas fotos. Estou procurando vitraux,vitrais,azulejos e pinturas dos artistas Veit. Meu tataravô,bisavô,tiovô.. Vitronista que fizeram os vitrais da Igreja São Pedro, a Catedral de Santa Cruz do sul,a Catedral de Pelotas..Se encontra algum trabalho deles por favor me contate.http://artestirpe.blogspot.com/ Album de familia.
Obrigada
Cláudia
Em 2013 completara 100 anos