Obra em comemoração ao centenário de nascimento do compositor Carlos Gomes. Elaborado por Fernando Corona e inaugurado em 19 de julho de 1936, o autor acabou não cobrando da comissão organizadora honorários sobre o trabalho, ficando apenas os custos de materiais utilizados. Originalmente o monumento situava-se nos jardins da antiga concha acústica do Auditório Araújo Viana, e como aconteceu com a homenagem para Beethoven, teve sua mudança de sítio para o Parque Farroupilha, defronte a nova estrutura do auditório e junto a um espelho d'água.
O pedestal da obra apresenta os seguintes nomes de músicas grafados em baixo relevo: Condor, Colombo, Schiavo, Castelo, Guarani, Salvador Rosa e Maria Tudor. Existiam duas placas de bonze com o nome de Carlos Gomes e outra citando os componentes da comissão orgnizadora, mas tudo já foi roubado.
ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário