sábado, 6 de março de 2010

Dica: Estatuários, Catolicismo e Gauchismo


Título: Estatuários, Catolicismo e Gauchismo

 

Autor: Arnoldo Walter Doberstein

 

Editora: EDIPUCRS

 

Ano: 2002

 

Páginas: 372

 

Outro livro básico que deve ser mencionado antes de falar sobre monumentos em Porto Alegre. Esse trabalho de Doberstein traça toda a linha histórica da escultura em todo o Rio Grande do Sul. A capital gaúcha é amplamente abordada em suas páginas. Sem mencionar que esse livro é um divisor de águas no estudo dessa categoria de arte.

*** 

O material é dividido pelas épocas do fluxo de produção estatuária. O autor desenvolve sua tese com uma progressiva reunião da história dos escultores e suas obras. Tudo começando pelo surto fachadista na Porto Alegre positivista e passando pela arte cemiterial, estátuas religiosas e da tendência da “gauchização” de monumentos.

*** 

Estatuários, Catolicismo e Gauchismo apresenta explicações sobre o significado diversos símbolos e estilos de escultura. Essa análise abrange apenas os monumentos de ordem formal clássica: estátuas, hermas, obeliscos e arte fachadista. Não existem menções da dita arte modernista.

*** 

Uma pequena crítica deve ser feita: as imagens. Diferente do livro de José Francisco Alves, Estatuários apresenta figuras com uma resolução precária. Isso afeta em muito a compreensão do significado dos monumentos, visto que, muitas obras já foram depredadas. Mas esse detalhe não tira o brilho dessa magnífica e obrigatória obra.

3 comentários:

Suziley disse...

Valeu a dica, Jonas.
Um grande abraço,
Suziley.

Rogerio Ribeiro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogerio Ribeiro Nunes disse...

Infelizmente não encontrei reedição desse livro, apenas poucos exemplares em sebos a preços pouco atraente.