quarta-feira, 25 de junho de 2014

Monumento da Campanha "O Petróleo é Nosso"



Talvez o monumento mais curioso na Praça da Alfândega, sendo composto por uma torre de extração de petróleo cuja autoria é desconhecida. A ideia da obra foi motivada em 1960 por alunos do Colégio Júlio de Castilhos a favor do movimento "O Petróleo é Nosso" que defendia o monopólio estatal da extração no Brasil.

A homenagem ficava originalmente de frente a estátua do General Osório, sendo em 1964 removida, mostrando um conflito com a perspectiva política da Ditadura Militar. No meio da década de 80 a torre foi encontrada abandonada no Horto Florestal de Porto Alegre do Parque Saint Hilaire. Em 1986 ela volta para a Praça em local próximo do antigo Banco Nacional do Comércio (atual Santander Cultural) e entre 1997 e 1998 foi colocada de frente a sede do Banrisul (ALVES, 2004). Com a reforma ocorrida recentemente na Praça da Alfândega, o monumento voltou a ser localizado perto do Santander Cultural, sendo que uma placa de 2009 faz alusão a reinstalação do marco em defesa do monopólio da extração do pré-sal.





ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: