quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sobradinhos Abandonados na Duque de Caxias

Perto do final da Rua Duque de Caxias existem 3 antigos sobradinhos que estão em total estado de abandono. O conjunto do post é composto por uma casa geminada que se soma a uma edificação vizinha.


Visão geral do conjunto

As casas geminadas apresentam dois relevos com a figura de leões localizados acima da entrada de cada recinto. Os detalhes são expressivos e apresentam florões ao estilo Barroco onde cada figura é arrematada por uma pequena janela. Nota-se que a casa mais escura está oca, tendo todo o seu interior destruído. Aberturas foram "lacradas" com paredes de cimento e o gradil ao estilo Art Nouveau de uma das sacadas foi removido.


Na imagem se pode notar que a casa está  destruída


A sacada de uma casa perdeu o gradil e as aberturas originais

A casa ao lado apresenta também alguns detalhes ornamentais, mas mais discretos quando comparados ao conjunto vizinho. As aberturas da sacada e uma porta também foram "lacradas". A edificação aparenta ser uma casa dividida para abrigar duas famílias ou um conjunto de moradia mais escritório, tendo em vista a existência de duas portas.

 O local apresentava duas portas de entrada

Detalhe da sacada com gradil e relevos

2 comentários:

Lindsay disse...

Ha questão de um ano fui a Porto Alegre, pela primeira vez com a possibilidade de conhecer um pouco melhor a cidade. Fiquei maravilhada, encantada, apaixonada pela diversidade arquitetônica. Me enchia os olhos com tantos detalhes, mas também me encheu de tristeza constatar o altíssimo grau de abandono e depredacão de sobradinhos, casas e prédios. Adoraria poder morar numa destas, tão charmosas, peculiares, únicas. Lamentável deixar ruir tantas histórias bonitas.

Anônimo disse...

oi sabe pq fica assim ,porque os donos morreram e talvez nem tenham herdeiros ou a nossas leis nem vao atras dos herdeiros e ai se deteriora eu sou uma que meu avo sei q tinha bens e deixou p meu pai fomos avisados mas na epoca meu pai n veio pq morava no parana ai numca recebeu mas deve estar documentado p ele qdo passo enfrente me vem a lembranca de meu avo paterno .