quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Busto de Mário Totta

Mais um monumento totalmente depredado dentro da Praça Dom Feliciano, dessa vez é o busto que homenageava o médico Mário Totta. A peça era localizada na esquina da Rua Senhor do Passos com a Professor Annes Dias.

Segundo a descrição de Alves (2004), o monumento foi inaugurado em 11 de maio de 1951, sendo de autoria de André Arjonas. A cerimônia de inauguração contou com a presença de Ildo Meneguetti, o prefeito Eliseu Pagliolli e discursos do professor Martins Gomes. O projeto da área onde fica a homenagem foi executado por Francisco Bellanca, sendo que o local é próximo do antigo Berçário da Santa Casa que havia sido criado por Mário Totta.

O busto apresentava o homenageado com vestimentas típicas do ensino superior da época. Existiam três relevos, sendo o maior retratando o símbolo da Medicina sobre uma pilha de livros. Os relevos menores estavam localizados nas laterais do pedestal, sendo um apresentando a cena de um médico junto ao paciente e outro de crianças brincando em uma árvore (ALVES, 2004). Infelizmente nada disso sobreviveu ao ataque do tempo e dos vândalos, sobrando apenas o pedestal pichado.
Foto do dia em que o monumento foi inaugurado. Retirado de Alves (2004, p.122).

Estado atual do Monumento já sem o busto e os relevos


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: