Em maio/junho deste ano a Prefeitura de Porto Alegre fez uma pequena restauração na Praça Argentina e com isto o busto de San Martin foi realocado para este novo sitio. Aqui deve-se fazer uma observação que os restos da estátua de Apollinário Porto Alegre nem foram tocados, continuando um deprimente pedestal vandalizado. No novo local a obra foi colocada em um pedestal simples e sem nenhum resquício ou espaço para as placas comemorativas originais. Ao lado do monumento foi colocada uma pequena placa onde mostra que a restauração e realocação foi ofertada pelo Consulado da Argentina e pela "La Comunidad de Residentes Argentinos".
Busto vandalizado em seu lugar original
Já restaurado na praça Argentina.
Referências:
ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.
O novo astral da Praça Argentina. Zero Hora. Porto Alegre, 24 ago. 2010, p.39.
4 comentários:
Infelizmente creio que é uma questão de tempo para que o busto seja novamente ato de vandalismo. Parabéns pela postagem!
esses vagabundos que roubam placa de metal para trocar por crack tinham que ser tratados à mão de ferro... além do problema da degradação do patrimônio público eles se tornam uma ameaça à população de bem que se vê desencorajada de ocupar alguns espaços públicos...
A coisa parece meio desregrada e sem monitoração, não acha?
Deslocar um monumento é algo bem sensível, e informações sobre ele na base fazem muita falta.
Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,prefeitura de porto alegre pois já faz mais de 3 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.
Postar um comentário