Da série de monumentos que não existem mais em Porto Alegre. A cabeça em homenagem ao político, médico e jornalista Raul Pilla foi criada em 1977 pelo antológico Antônio Caringi, diga-se de passagem este é o último monumento do artista colocado em praça pública (ALVES, 2004).
A obra era localizada na praça que leva o nome de Raul Pilla nas dependências do Centro Histórico. Consistia de um pedestal em granito onde existia uma placa comemorativa com a cabeça do homenageado feita em bronze. Não há registros de quando e se o monumento foi roubado ou destruído.
BÔNUS:
Existe um pequeno marco na Praça Raul Pilla que detalha que o local anteriormente era a sede do Quartel da 6ª Companhia de Polícia do Exército. Na peça consta que este batalhão acabou sediando prisões ilegais e até mesmo tortura durante a Ditadura Militar.
Abaixo uma foto de época do quartel retirada do blog Almanaque Gaúcho:
Vale a pena conferir um pouco mais da história do local no link do Almanaque Gaúcho: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/02/07/do-quartel-a-praca/?topo=13,1,1,,,13
ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.
CHAVES, Ricardo. Do quartel à praça. Porto Alegre, 2012. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário