No centro de Porto Alegre existe um castelo perdido. Encontra-se no cruzamento da rua Fernando Machado com a Vasco Alves. Na semana de aniversário da cidade foi feita uma visita ao lugar, o evento foi organizado pela Bonete Tur.
***
Um pouco sobre a história da criação do lugar:
Ele foi construído em 1948 a pedido do famoso político Carlos Eurico Gomes para viver com sua amante. Ele era na época do PSD e casado com Ruth Caldas(irmã do diretor do jornal Correio do povo). A traição foi descoberta e ele separou-se de Ruth para morar com a jovem 22 anos mais nova. Para a época isso foi um escândalo.
Eurico e sua amante foram morar juntos no castelinho durante 4 anos. Ele era extremamente ciumento, reza a lenda que ela ficava no terceiro andar sem poder descer durante alguma reunião política. Depois de alguns anos ela teria fugido do castelo depois de uma suposta ameaça de morte.
***
O prédio é baseado em arquitetura medieval e possue janelas em estilo gótico.
***
Nesse dia foi a primeira vez que os proprietários permitiram visitas no interior do castelo. Ele é bem pequeno por dentro com escadas estreitas. Possue um terraço igualmente diminuto e com uma boa vista para a descida da Vasco Alves. Segundo a dona, o lugar ainda não tem destino certo, uma das idéias do casal é transformá-lo em uma fábrica de doces.