quinta-feira, 24 de abril de 2014

Monumento a Francisco Assis Brasil

Monumento que consistia em uma herma de Assis Brasil, dois grandes painéis laterais em relevo e uma placa de homenagem que ficava na parte central do pedestal. A obra foi inaugurada em 24 de dezembro de 1942 sendo Luís Sanguin seu autor. A cerimônia de inauguração aconteceu com a presença da viúva do homenageado, Lídia de Assis Brasil e teve Raul Pilla como orador (ALVES, 2004).
A herma feita por Luís Sanguin foi exposta em 1940 em um evento comemorativo ao antigo bicentenário de Porto Alegre. Os painéis em relevo apresentavam a cena de Assis Brasil discursando para um grupo de pessoas e outra de uma paisagem rural com dois trabalhadores e um boi. Alves (2004) aborda este monumento como alvo de constantes depredações dentro do Parque Farroupilha, sendo as placas originais roubadas ainda na década de 60. Em 1977 existiu uma campanha que acabou restaurando estas peças, sendo novamente levadas em outubro de 1999. Consta no livro de José Francisco Alves que a herma foi retirada pela prefeitura antes que também a levassem.


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Obelisco da Comunidade Sírio-Libanesa

Obra com sete metros de altura no meio do Parque Farroupilha e com todas as placas de identificação já roubadas. O obelisco foi inaugurado no dia 27 de outubro de 1935 na área fronteira entra a Avenida João Pessoa com a Setembrina, sendo deslocado nos anos 70 para a construção do Viaduto Imperatriz Leopoldina (ALVES, 2004).
A autoria do monumento pode ser dividida em duas partes já que a estrutura do marco é diferenciada dentro de outros obeliscos existentes na cidade. O projeto da peça foi feito por Francisco Bellanca e todos os detalhes em bronze por Alfred Adloff (ALVES, 2004). Atualmente somente restou a monumental peça desprovida de suas placas e relevos, onde eram retratadas cenas como um barco navegando e outra que mostrava um cavaleiro com um cedro (árvore símbolo do Líbano). Também existiam na base um conjunto de quatro cabeças de leões em alto relevo.



ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Marco a Tiradentes

Post atrasado, já que ontem (21/04/2013) foi o feriado em homenagem a Tiradentes. Em 2010 o ArquivoPOA publicou detalhes sobre o monumento ao mártir da Inconfidência Mineira feito por Vasco Prado. Hoje é apresentado o marco colocado dentro da Praça da Matriz em 21 de abril de 1972 para lembrar a memória de Joaquim José da Silva Xavier. Conforme consta na placa, a pedra do marco foi colocada sobre uma porção de terra vinda da cidade onde nasceu Tiradentes.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Busto de Jerônimo Coelho

Para fechar a semana de postagens do blog um sobrevivente na Praça Dom Feliciano, trata-se do busto criado por Marino Malinverni em 1975 para homenagear Jerônimo Coelho. A peça mesmo estando em um lugar escuro e escondido dentro da praça, teve a "sorte' de sofrer apenas o furto de sua placa, onde constava a mensagem "Jerônimo F. Coelho/ Fundador da Imprensa Catarinense/ Homenagem do Poder Legislativo de Santa Catarina à Imprensa do Rio Grande do Sul/ Em 2.12.1975" (ALVES, 2004, p.131).

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Busto de Mário Totta

Mais um monumento totalmente depredado dentro da Praça Dom Feliciano, dessa vez é o busto que homenageava o médico Mário Totta. A peça era localizada na esquina da Rua Senhor do Passos com a Professor Annes Dias.

Segundo a descrição de Alves (2004), o monumento foi inaugurado em 11 de maio de 1951, sendo de autoria de André Arjonas. A cerimônia de inauguração contou com a presença de Ildo Meneguetti, o prefeito Eliseu Pagliolli e discursos do professor Martins Gomes. O projeto da área onde fica a homenagem foi executado por Francisco Bellanca, sendo que o local é próximo do antigo Berçário da Santa Casa que havia sido criado por Mário Totta.

O busto apresentava o homenageado com vestimentas típicas do ensino superior da época. Existiam três relevos, sendo o maior retratando o símbolo da Medicina sobre uma pilha de livros. Os relevos menores estavam localizados nas laterais do pedestal, sendo um apresentando a cena de um médico junto ao paciente e outro de crianças brincando em uma árvore (ALVES, 2004). Infelizmente nada disso sobreviveu ao ataque do tempo e dos vândalos, sobrando apenas o pedestal pichado.
Foto do dia em que o monumento foi inaugurado. Retirado de Alves (2004, p.122).

Estado atual do Monumento já sem o busto e os relevos


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

terça-feira, 15 de abril de 2014

O Que Sobrou do Busto de Eduardo Guimarães

Mais um triste "achado arqueológico" é a base do pedestal que pertencia a um monumento em homenagem ao poeta Eduardo Guimarães. Conforme Alves (2004), o busto foi criado com ajuda da fundação que levava o nome do artista, sendo que na época era presidida por Athos Damasceno. 
O busto foi executado por Luís Sanguín no ano de 1938, sendo que inaugurado em 30 de março de 1944 na Praça Dom Feliciano. A obra era também acompanhada por uma placa com a mensagem "Homenagem da Fundação Eduardo Guimarães ao Seu Patrono". (ALVES, 2004).
Por fim se deve atentar a história que culminou com o estado atual de completa remoção da obra na paisagem da Praça Dom Feliciano. Alves (2004) conta que na área onde estava localizado o monumento existiam arbustos crescendo ao redor do pedestal que o sustentava. Em janeiro de 2001 ocorreu o primeiro roubo, sendo levado apenas o busto, após alguns dias, a peça foi recuperada pela polícia. Em 2002 a escultura voltou a seu local original, mas em 2004 a obra foi levada por inteiro, sendo também removido o seu pedestal.

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Casa Perdida no Meio da Escadaria

A escadaria 24 de Maio guarda em seu leque arquitetônico uma antiga casa totalmente desfigurada e no melhor estilo "lacrado". Aparentemente o local era uma residência com um porão que acompanhava o declive da rua. Nota-se a fachada totalmente descaracterizada e preenchida por cimento, mas alguns detalhes ainda podem ser vistos, como o caso de uma antiga sacadinha e as colunas falsas.Pelo visto a área foi fechada para alguma futura venda



sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Apollinário Roubado

Sempre triste fazer posts sobre locais que não existem mais na cidade, principalmente monumentos que buscam resguardar aspectos históricos. O renomado professor Apollinário José Gomes Porto Alegre (mais conhecido como Apollinário Porto Alegre) foi homenageado em 1927 com um busto de meio corpo feito por Alfred Adloff (ALVES, 2004). A obra localizava-se na Praça Argentina sendo este sítio selecionado por ser o local onde o homenageado costumava estacionar seu automóvel.

A estátua de Apollinário era uma das mais distintas dentro do acervo de Porto Alegre, pois retratava o homenageado pensativo e segurando a obra "Popularium Sul Riograndense" de sua autoria. As laterais do pedestal apresentavam livros e um relevo sobre a educação. Alves (2004) afirma que os relevos foram roubados antes de 1997 e a estátua em março de 2003. No local resta apenas o pedestal como fóssil do que uma época foi monumento.



Ao lado a reprodução do busto em seu local em 1999. Retirado de Alves (2004, p. 215)


O pedestal sem nenhum detalhe do monumento

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sobradinhos Abandonados na Duque de Caxias

Perto do final da Rua Duque de Caxias existem 3 antigos sobradinhos que estão em total estado de abandono. O conjunto do post é composto por uma casa geminada que se soma a uma edificação vizinha.


Visão geral do conjunto

As casas geminadas apresentam dois relevos com a figura de leões localizados acima da entrada de cada recinto. Os detalhes são expressivos e apresentam florões ao estilo Barroco onde cada figura é arrematada por uma pequena janela. Nota-se que a casa mais escura está oca, tendo todo o seu interior destruído. Aberturas foram "lacradas" com paredes de cimento e o gradil ao estilo Art Nouveau de uma das sacadas foi removido.


Na imagem se pode notar que a casa está  destruída


A sacada de uma casa perdeu o gradil e as aberturas originais

A casa ao lado apresenta também alguns detalhes ornamentais, mas mais discretos quando comparados ao conjunto vizinho. As aberturas da sacada e uma porta também foram "lacradas". A edificação aparenta ser uma casa dividida para abrigar duas famílias ou um conjunto de moradia mais escritório, tendo em vista a existência de duas portas.

 O local apresentava duas portas de entrada

Detalhe da sacada com gradil e relevos

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Antigo Busto de Apeles Porto Alegre

Existia na Praça Professor Saint-Pastous um busto dedicado ao professor Apeles Porto Alegre, sendo executado em 1944 por Luis Sanguin e inaugurado originalmente na Praça Conde de Porto Alegre (ALVES, 2004). Provavelmente a obra tenha sido roubada, restando apenas o suporte com o peculiar acabamento rústico.

Parte traseira do antigo suporte

Detalhe mostra os buracos onde era fixada uma placa, na parte alta ficava o busto

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Casa de 1903 "Lacrada"

Uma pequena casa datada de 1903 (conforme o frontão) foi fechada na Rua dos Andradas. O local possuía duas aberturas que eram usadas para acessar empreendimentos diferentes. Preocupante a situação já que os vizinhos da acanhada edificação são prédios.



Local ainda como ponto comercial. Imagem do Google Maps de julho de 2011.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Casa Vasquez

Edificação localizada na Rua Barão do Santo Ângelo, coração do Bairro Moinhos de Ventos, sendo projetada por Saul Macchiavello e Antonio Rubio em 1928 (OLIVEIRA, 2010). Os autores do projeto aplicaram um estilo que pode ser considerado como neocolonial espanhol, que provavelmente possa ter tido influência da arquitetura praticada no Uruguai, local de formação da dupla.
A antiga Casa Vasquez deve ser louvada como um exemplar em estado ótimo de conservação, principalmente pelo fato de ser o primeiro projeto executado por Macchiavello e Rubio em Porto Alegre (OLIVEIRA, 2010), sendo que estes viriam a ser emblemáticos construtores da corrente modernista da cidade. Um destaque de apreciação histórica da época é a existência de uma garagem no projeto original, sendo este um artigo de luxo para a década de 20.


OLIVEIRA, Rogério Pinto Dias deSaul Macchiavello & Antonio Rubio: modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938). 2010, 215 f. Dissertação (Mestrado em História)-Programa de Pesquisa e Pós-Gradução em História, Faculdade de Filosofia e CIências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10923/3840> . Acesso em: 03 abr. 2014.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Antiga Entrada do Beneficência Portuguesa

Foto da antiga entrada na Rua da Conceição para chegar ao anexo do Hospital Beneficência Portuguesa. Pelo visto o local tinha grande uso antes da construção do Túnel, sendo que atualmente se encontra desativado.