terça-feira, 6 de maio de 2014

Escadaria da Rua João Manoel

O Centro de Porto Alegre sempre sofreu por estar em parte situado em uma área alta. Até o início do Século XX existiam diversas ruas para interligar a parte elevada da região central com a sua mais baixa, mas devido a problemas estruturais estas viravam becos fétidos pelo acúmulo de lixo. Um dos becos que mais trazia problemas de saneamento era o da Rua João Manoel que liga a Duque de Caxias com a Fernando Machado (FESTUGATO, 2012).
Por se tratar de uma área com acentuado declive, foi apresentado um projeto de 1928 da Seção de Desenhos da Comissão de Obras Novas onde escadas e rampas eram usadas para sanar o problema, sendo este o escolhido. Possivelmente a ideia tenha sido de autoria de Christiano de la Paix Gelbert , como também foi o caso da Escadaria da Rua Dom Sebastião já citada no blog. Outro detalhe histórico é que a construção foi executada pela firma de Theo Wiederspahn sendo iniciada em 28 de agosto de 1928 e entregue em 3 de fevereiro de 1929 (FESTUGATO, 2012).
A escadaria apresenta um desenho com balaustradas na parte alta, sendo que o caminho leva a um amplo patamar onde existem duas escadas laterais para chegar na parte intermediária do trajeto. Existiam dois bancos na parte superior e dois conjuntos de luminárias, sendo que estes elementos já não existem mais. É notório que o projeto original servia como uma espécie de mirante onde se podia admirar o Guaíba, mas com o passar do tempo prédios e o crescimento desregulado da vegetação ocuparam toda a área, fazendo com que a Escadaria da Rua João Manoel perdesse o seu charme de outrora. Com isso também veio sua depredação, tornando o local até de certa forma ermo e usado constantemente para necessidades fisiológicas de transeuntes.





Imagem da vista que a escadaria tinha. Retirado de Festugato (2012, p. 45)

FESTUGATO, Taísa. A arquitetura de Christiano de la Paix Gelbert em Porto Alegre (1925-1953). 2012, 180 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura)-Programa de Pesquisa e Pós-Gradução em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/67061> . Acesso em: 06 maio 2014.

Nenhum comentário: