segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dica: S.O.S. Monumentos



Título: S.O.S. Monumentos: causas e soluções
Autor: Alice Prati
Editora: Imprensa Livre
Ano: 2011
Páginas: 320

Alice Prati é a idealizadora do projeto S.O.S. Monumentos que tem como meta a higienização de monumentos em Porto Alegre. Após anos desenvolvendo trabalho técnico com a sua equipe, ela cria um livro onde conta tudo que vivenciou.

O relato é permeado por uma extensa análise sobre os problemas de encarrar a tarefa de higienizar diversos monumentos emblemáticos (como o do Expedicionário). A explanação técnica também é de grande valia onde a autora demonstra a reação de diversos químicos nos minerais que integram as peças de uma obra. 

O livro por si só tem todo o tom de transcrição da vivência da autora com a sua equipe. Só que em alguns trechos ele fica repetitivo, talvez uma revisão mais profunda pudesse melhorar o aspecto de fluidez. Não concordei com algumas teorias sobre o problema social que é a depredação e pichação de monumentos, mas isto vai da reflexão de cada leitor. Só acho que a autora acaba exagerando em elogios para determinadas entidades e pessoas públicas. Mas no fim vale pelo registro e descrição técnica de tal empreitada;.

3 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Essa coisa de querer levar tudo para o lado "social" às vezes acaba induzindo a uma glamurização e vitimização dos pichadores. Mas não tem o que inventar, para acabar com o problema tem que se aplicar os rigores da lei.

Suziley disse...

Bela dica, Jonas. Obrigada. Boa semana, boa noite :)

Danieli Brito Alves disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar este livro? Procurei em algumas livrarias e sites e não encontrei...
Aguardo resposta.
Obrigada.

danielibritoalves@gmail.com