quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Antigo Marco da Jerônimo de Ornelas

A Avenida Jerônimo de Ornelas possui um monólito de granito porto-alegrense na altura do cruzamento com a Avenida João Pessoa. Quem passa por ele não acha o motivo da sua existência, alguns até pensam que foi um antigo pedestal de busto. Porém, ele nada mais era que o marco de inauguração da referida rua, criada em 29/12/1941, cuja placa comemorativa foi roubada há anos. Só podemos notar a existência da antiga chapa através da visualização de buracos dos parafusos que o local continha. Atualmente o marco serve apenas para encostar o lixo da vizinhança, a placa tinha os seguintes dizeres:

“Av. Jerônimo

De Ornelas

Inaugurada

Pelo Sr.

Cel. Oswaldo Cordeiro

De Farias

Interventor Federal

Sendo Prefeito o

Dr. José Loureiro

Da Silva

A construção desta

Avenida saneou

Extensa zona

Construída por

Pântanos insalubres”

(ALVES, José Francisco: 2004, p. 217)


Detalhe dos buracos onde era fixada a placa.




Fonte:

 

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

4 comentários:

Anônimo disse...

Jonas, não sabia que não tinha mais essa placa! Eu lembro dela mto bem!!!! Na verdade, acho que não vai sobrar mais nada desse patrinônia na cidade., é questão de tempo ir tudo por água abaixo! Isso é mto triste, cara!!!!! Talvez mais triste seja ninguém reparar isso, pois nunca deram valor enquanto estavam lá.

joker-rs

Suziley disse...

Muito interessante, Jonas. Triste mesmo é constatar como as pessoas não preservam os monumentos históricos, a história da própria cidade. Um bom final de semana, abraços, :)

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Lugares de memória, destituídos de sua função pelo descaso e vandalismo!
Arrisco dizer que, por mais que não houvesse o vandalismo, continuariam esquecidos.
O vandalismo é a consequencia, não a causa...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

tem que haver pulso firme do poder público contra esse tipo de vandalismo... a propósito: essas pichações são um problema sério, mas o furto da placa eu acredito que seja pior ainda...