A Avenida Jerônimo de Ornelas possui um monólito de granito porto-alegrense na altura do cruzamento com a Avenida João Pessoa. Quem passa por ele não acha o motivo da sua existência, alguns até pensam que foi um antigo pedestal de busto. Porém, ele nada mais era que o marco de inauguração da referida rua, criada em 29/12/1941, cuja placa comemorativa foi roubada há anos. Só podemos notar a existência da antiga chapa através da visualização de buracos dos parafusos que o local continha. Atualmente o marco serve apenas para encostar o lixo da vizinhança, a placa tinha os seguintes dizeres:
“Av. Jerônimo
De Ornelas
Inaugurada
Pelo Sr.
Cel. Oswaldo Cordeiro
De Farias
Interventor Federal
Sendo Prefeito o
Dr. José Loureiro
Da Silva
A construção desta
Avenida saneou
Extensa zona
Construída por
Pântanos insalubres”
(ALVES, José Francisco: 2004, p. 217)
Detalhe dos buracos onde era fixada a placa.
Fonte:
ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.
4 comentários:
Jonas, não sabia que não tinha mais essa placa! Eu lembro dela mto bem!!!! Na verdade, acho que não vai sobrar mais nada desse patrinônia na cidade., é questão de tempo ir tudo por água abaixo! Isso é mto triste, cara!!!!! Talvez mais triste seja ninguém reparar isso, pois nunca deram valor enquanto estavam lá.
joker-rs
Muito interessante, Jonas. Triste mesmo é constatar como as pessoas não preservam os monumentos históricos, a história da própria cidade. Um bom final de semana, abraços, :)
Lugares de memória, destituídos de sua função pelo descaso e vandalismo!
Arrisco dizer que, por mais que não houvesse o vandalismo, continuariam esquecidos.
O vandalismo é a consequencia, não a causa...
tem que haver pulso firme do poder público contra esse tipo de vandalismo... a propósito: essas pichações são um problema sério, mas o furto da placa eu acredito que seja pior ainda...
Postar um comentário