sexta-feira, 30 de abril de 2010

Monumento Para o Doutor Mário Rigatto

Homenagem localizada no cruzamento entre a Avenida Ipiranga com a Rua São Luís, em uma travessa que leva o nome do homenageado. O Doutor Mário Rigatto (28/12/1928 - 17/1/2000) foi uma grande figura da medicina no Rio Grande do Sul. Era dedicado ao ensino e a pesquisa e foi um dos implementadores da Residência Médica nos cursos de medicina na região sul. Seu foco era em relação às doenças pulmonares. Acabou transformando-se em um grande inimigo do tabagismo, tal assunto é que o monumento aborda. A obra executada por Glória Corbetta apresenta um cigarro feito em aço pintado. Um grande xis vermelho simboliza a luta do médico contra o respectivo vício da nicotina. Vale ressaltar que na ponta do símbolo existe uma gravata, ela era uma espécie de marca registrada do homenageado. Havia uma placa no chão que já foi furtada onde existia o seguinte texto:

"Homenagem da população de Porto Alegre ao

eminente médico e exemplar professor universitário

Mário Rigatto, cuja dedicada ao ensino, à

pesquisa e à luta contra o fumo deixaram marcas

indeléveis que nem o tempo poderá apagar.

Porto Alegre, 31 de maio de 2001

Dia comemorativo da Campanha Internacional Antitabagista".

(ALVES, José Francisco: 2004, p.194)


Localização

Fotografia do médico com a sua característica gravata.

Monumento

Fontes:

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Mário Rigatto, meu Mestre. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2000000100009 de Carlos A. M. Gottschall. Acessado em 30/04/2010

Imagem do médico retirada de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2000000100009 Acessado em 30/04/2010

4 comentários:

Suziley disse...

Belo monumento de valor educativo e justa homenagem à uma pessoa do bem. Parabéns à memória do médico Mário Rigatto!! Fumar não está com nada! Bom findi, abraços, ;)

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

para quem não conhece a história do homenageado essa gravata-borboleta pode parecer meio fora de contexto... a propósito: tem que ser tomada alguma providência quanto aos ladrões que andam depredando monumentos em porto, isso não pode ficar assim... daqui a pouco vão querer roubar até rádio de viatura da brigada...

Unknown disse...

O grande sábio (em sendo sábio, dispensa o adjetivo grande!!! porém uso-o para dar maior relevância ao Prof. Mário Rigatto: fui seu aluno e continuo sendo seu discípulo pela grandeza de seu ideário científico e seu caráter de singularidade magistral: honesto, cordato e humilde!
Lindemberg, Fortaleza(CE)

Unknown disse...

Grande Mestre da Medicina Gaúcha .Professor que formou pneumologistas de varias regiões do país , sempre colocando o respeito ao paciente em primeiro lugar . Gratas lembranças tenho desse Mestre !