quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os Nascimentos de Olímpico e Beira-Rio

Porto Alegre é uma das capitais do mundo em que a rivalidade futebolística é fortíssima. Tudo isso começou em estádios pequenos como o dos Eucaliptos e a Baixada. Esses foram substituídos pelo Beira-Rio e o Olímpico. Com o advento da copa de 2014 estão previstas mudanças para os campos dos dois times. Mas como eram esses atuais lugares antigamente?


Olímpico

O estádio do Grêmio demorou para ser concluído. Sua inauguração em 19 de setembro de 1954, contava apenas com uma parte do anel superior, como consta na foto:
O anel superior só viria a ser concluído na metade de 1980. Nessa época é que sua nomenclatura passa de Estádio Olímpico para Estádio Olímpico Monumental. 

Beira-Rio

O Beira-Rio foi construído literalmente em cima da água. A área do estádio foi totalmente aterrada. Em 12 de stetembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral (que já tinha sido presidente do clube), apresentou um projeto de doação de um terreno que seria posteriormente aterrado. Sua construção é iniciada somente em 1959.
O ponto mais interessante disso tudo é essa imagem do estádio realmente na beirada do rio. Após alguns anos o restante é aterado sendo criada a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Av. Beira-Rio).
Diferença mostrada pelo Google Maps.
Interessante registro da "praia" do aterro ao lado do estádio.

Imagens e pesquisas:

www.gremio.net

www.internacional.com.br

www.zerohora.com

Um comentário:

Gilberto Simon disse...

O Blog está divulgado lá no Blog Porto Imagem.
Parabéns, e reitero se precisar de algo, fique a vontade para nos contatar.
Abraço.



--
Gilberto Simon
www.portoimagem.com
O SITE DE PORTO ALEGRE
e-mail: contato@portoimagem.com
Google Talk: gasimon@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/portoimagem
51 8124 1383
Blog: http://portoimagem.wordpress.com/