sexta-feira, 14 de março de 2014

Antigo Hotel Moritz

Atualmente o prédio do antigo Hotel Moritz, na esquina da Rua Sete de Setembro com João Manoel, está em processo de restauração. A imponente edificação eclética vem para fechar essa semana onde o blog buscou fazer uma sequencia de locais que abrigavam a antiga rede hoteleira da cidade. 

Imagem das obras de restauração do antigo Hotel Moritz

Nesses 5 dias de posts foram apresentados hotéis que tinham uma forte característica comum: localização nas esquinas. Leão (2000) apresenta a teoria de que na época ainda existiam grande lotes na área central de Porto Alegre, tornando assim fácil a criação de edificações neste estilo. 

LEÃO, Silvia Lopes CarneiroOs antigos hotéis de Porto Alegre. Arqtexto. Porto Alegre. N.0 (2000), p.4-12. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/22139> . Acesso em: 14 mar. 2014.


Um comentário:

André disse...

Este prédio passou por um grande incêndio, ali por 1990. Morávamos na Duque, quase esquina com Bento Martins. Da sacada do ap, deu pra ver um grande clarão e as fagulhas na altura da Sete de Setembro..no dia seguinte eu e meu pai fomos até lá ver o estrago. Só sobrou a fachada, que provavelmente é muito mais sólida que as de construções atuais. Se não me engano, o prédio havia se tornado uma pensão bem humilde ou havia sido invadido por falta de uso. Eu tinha uns 13 anos quando isso ocorreu. Só lembro porque o incêndio foi impressionante de se ver à noite.