segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dissecando o Falso Bicentenário de Porto Alege - III

A FESTA DO BICENTENÁRIO EM 1940

O bicentenário de Porto Alegre foi concebido de maneira extraordinária dentro da sociedade gaúcha. Tendo Loureiro da Silva como liderança dos festejos, o IHGRS, clubes, comerciantes e a imprensa armaram todo um complexo de festejos que duraram quase todo o mês do respectivo ano. Tais atos tiveram ampla repercussão na mídia impressa da época e mobilizaram quase todos os habitantes da capital.

A festa neste trabalho foi analisada com base nas reportagens do jornal Correio do Povo e da edição especial da Revista do Globo. Com referência nestes impressos podemos analisar toda a dimensão e repercussão do evento e seu legado deixado para a história da cidade.

No Correio do Povo do dia primeiro de novembro de 1940 apresentava uma reportagem com os detalhes de todos os eventos do bicentenário. No programa consta toda sequência dividida por horários. O maior destaque é a chamada “Chama do Progresso” que viria desde Viamão e chegaria a pé no Paço dos Açorianos. Entre as festividades estavam também previstos uma missa campal, discurso de Loureiro da Silva e o início III Congresso Sul-Riograndense de História e Geografia.



Figura: Garoto que acendeu a chama na frente da Prefeitura no primeiro dia de comemorações. (Correio do Povo de 06/11/1940).

Lista geral de referências.


Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que esse guri já morreu!



Joker-rs (skyscrapercity)