sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo


Conjunto de obras alvo de polêmica recente por ter sido depredada logo após restauração promovida pelo SIDUSCON (MILMAN, 2015). Trata-se de um conjunto de 3 placas fixadas em pedestais. O que podemos chamar da "peça original" é a do meio que trazia a mensagem "Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo". Esta foi forjada em bronze e localizava-se ao lado do atual Instituto de Educação Flores da Cunha, sendo inaugurada em 27/11/1937. Em 1973 foi transferida para o canteiro central da Redenção e na década de 80 foram instalados os outros dois marcos (ALVES, 2004).

Deve-se atentar que a obra destruída do conjunto era uma cópia, isto faz parte da iniciativa do SIDUSCON de restaurar os monumentos da Redenção com este método de substituição. A placa original fora roubada no ano de 2003 (ALVES, 2004).



ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

MILMAN, Túlio. Monumento restaurado na Redenção já foi depredado. 2015. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2015/01/tulio-milman-monumento-restaurado-na-redencao-ja-foi-depredado-4677185.html> . Acesso em: 30 jan. 2015.

3 comentários:

Boer disse...

Dá para ver que o "respeito ao patrimônio histórico" é muito subjetivo no que tange às ações dos esquerdistas. Insistem em tentar impor uma ideologia assassina e tão suja quanto o nazismo, e tentam apagar marcas que indiquem o quão indecente é o comunismo.

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Esse já poderia ter sido recolhido a um museu há muitos anos, pois não apresenta conteúdo artístico nenhum ou vocação para marco.
Trata-se apenas de uma representação ideológica da ditadura, desprovida de maiores valores. Bem grosseira.
O Sinduscon "restaurar" esse negócio, tendo tantos outros monumentos de valor no parque, é no mínimo duvidoso.

Craig Williamson disse...

E por acaso o direito de expressar uma ideologia deveria ser privilégio de esquerdista? Sempre tentam demonizar os militares, a quem chamam de "ditadores", mas nunca criticam assassinos como Mao Zedong, Fidel Castro, Che Guevara, Kim Il-Sung, Pol Pot, Ho Chi Minh, Stalin, Robert Mugabe, entre outros da pior estirpe.