terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os Projetos do Viaduto Otávio Rocha

O Viaduto Otávio Rocha é considerado a principal obra de ligação do Centro de Porto Alegre com a Zona Sul. A obra apresenta como característica o rebaixamento do acesso ao núcleo urbano da capital já que este se encontra em uma zona alta, sendo o projeto criado pelo engenheiro Manoel Barbosa Assumpção Itaqui em 1927.
Apresento abaixo dois desenhos de projetos que acabaram não sendo aproveitados, eles foram retirados da dissertação "A arquitetura de Christiano de la Paix Gelbert em Porto Alegre (1925-1953)" de Taísa Festugato. Deve-se citar que estou estudando o material que é recheado de detalhes sobre as obras do arquiteto Christiano de la Paix, profissional que trabalhou na prefeitura de Porto Alegre executando diversas obras públicas.
Conforme Festugato (2012), em 1927 foram criados dois estudos urbanísticos dentro Comissão Especial de Novas Obras da Prefeitura de Porto Alegre para o viaduto. O primeiro deles foi elaborado por Duilio Bernardi. No desenho reproduzido abaixo se pode notar o uso de nichos para delimitar portas e esculturas, na parte superior desenvolvesse uma escada com alguns espaços planos.



Desenho de Duilio Bernardi. Retirado de Festugato (2012, p.41). Reprodução do Acervo EPAHC

O segundo projeto era do então desenhista chefe da Prefeitura de Porto Alegre Christiano Gelbert. Em seu projeto existia uma fonte dividida em três partes com uma escultura, nichos nas portas e lances de escadas. Outra peculiaridade são os elementos adaptando-se ao tamanho da subida da escadaria.

 Desenho de Christiano de la Paix Gelbert. Retirado de Festugato (2012, p.41). Reprodução do Acervo EPAHC.

Ambos os projetos apresentam um forte caráter decorativo principalmente pelo uso de esculturas mas nenhum acabou sendo utilizado. Festugo (2012) comenta que Manoel Itaqui era amigo do então prefeito Otávio Rocha. Em um encontro casual, o engenheiro acabou rabiscando na hora o que viria a ser o projeto aprovado para a construção do viaduto. Ainda baseando-se nas considerações de Festugo, a obra de Itaqui apresentava duas diferenças significativas aos projetos de Gelbert e Bernardi: rampa escalonada para suavizar a subida e o pórtico arqueado que cria uma galeria coberta em parte do percurso.

 Rampa ao invés de escadarias

Galeria sobre a calçada

FESTUGATO, Taísa. A arquitetura de Christiano de la Paix Gelbert em Porto Alegre (1925-1953). 2012, 180 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura)-Programa de Pesquisa e Pós-Gradução em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/67061> . Acesso em: 25 fev. 2014.

Um comentário:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Não conhecia a proposta do La Pax Gelbert, interessante!