terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Fim do Minizoo e o Vazio


Ontem Porto Alegre assistiu a retirada do Minizoo Palmira Gobbi Dias. A atração existia desde 1925 tornando-se um notório ponto de referência e visitação dentro do Parque Farroupilha. Tenho na lembrança de uma rápida visita no local ocorrida este ano onde presenciei um esperto macaquinho usar um graveto para pegar uma pipoca que estava ao lado de sua gaiola. Certamente os animais que habitavam o local estão no imaginário dos moradores da capital.
Podemos tranquilamente pensar o Minizoo como um patrimônio histórico da cidade pela sua ligação afetiva com a população. A decisão sobre a retirada dos animais foi firmada pelas autoridades durante o ano de 2011, mas a execução da tarefa ocorreu apenas agora em dezembro. Deve-se ressaltar a falta de debate com a população sobre tal mudança. A explicação de que a poluição sonora estressava os animais foi alegada pelos órgãos competentes. Existem ainda comentários de que o local estaria dentro de planos de uma duplicação da avenida que costeia o parque. Somente o tempo mostrará as verdadeiras motivações, enquanto isto a Redenção fica um pouco mais triste.

2 comentários:

Carol disse...

Única coisa que prestava naquele parque :/

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Também acho que o minizôo era um ponto de referência consagrado dentro do parque.

Quanto aos possíveis danos aos animais, poderiam ser contornados com vegetação mais intensa no entorno pra isolamento acústico, etc. Gostaria de conhecer os motivos de fato, assinados por um profissional especializado...

Não sou favorável a exposição de animais em cativeiro, mas é pura hipocrisia pensar que o fechamento do minizôo da redenção colabora em alguma coisa. A destinação dos animais provavelmente será a mesma, ou deixará a desejar, e ainda se perde uma possível ferramenta de educação ambiental, fosse bem utilizada.

Ah! Se tu tens facebook, entre no grupo: http://www.facebook.com/groups/301607119880020/ Coloquei esse teu post lá pra discussão.