quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Tiradentes de Vasco Prado

Uma representação única de Joaquim José da Silva Xavier encontra-se na frente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma estátua toda feita em aço inoxidável e inaugurada em 30/11/1976. A idéia original do monumento para Tiradentes foi feita por via de concurso público da ALERGS. Neste houve apenas dois participantes inscritos e acabou sendo anulado. Com isso o artista Vasco Prado foi convidado para construir a homenagem.

*** 

Prado queria construir um monumento que saísse das representações clássicas de Tiradentes com o laço no pescoço. A estátua enfatiza uma visão sobre a atitude contestadora do homenageado. Nela existem 3 bocas e a figura está segurando uma imensa flor (normalmente aparece empunhando uma espada). Na parte inferior existe uma frase do vulto: “Dez vidas / eu tivesse / dez vidas eu/ daria...”.

***

O monumento tem grande valor cultural pelas suas características distintas. Até mesmo toda essa mudança foi criticada pelo Movimento de Defesa do Acervo Cultural Gaúcho. O polêmico ser encontra-se muito bem conservado, o único problema é uma árvore que tira uma parte da visão sobre a estátua.


Fonte:

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

2 comentários:

Suziley disse...

É um monumento interessante, o Tiradentes de Vasco Prado. Valeu, Jonas. Um bom dia, bom feriado! :)

RENATA disse...

SEMPRE ME PERGUNTEI O QUE SERIA AQUELA ESCULTURA, QUE PASSO TODOS OS DIAS DEMANHÃ. MUITO INTERESSANTE. MAS VALE A PENA DESTACAR QUE ALÉM DA ÁRVORE QUE TIRA A VISIBILIDADE DA OBRA, TEM MORADORES DE RUA QUE DORMEM DENTRO DELA, NORMALMENTE UMA SENHORA, BEM AGRESSIVA POR SINAL, ELA ENTRA POR ENTRE AS PERNAS DELE E DORME LÁ, NINGUÉM NOTA QUE ELA TÁ ALI, NEM MESMO OS SEGURANÇAS DA CASA LEGISLATIVA.