quarta-feira, 3 de março de 2010

Dica: A Escultura Pública de Porto Alegre


Título: A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado.

Autor: José Francisco Alves

Editora: Artfolio

Ano: 2004

Páginas: 264

Esse post inaugura as dicas de livros e teses sobre Porto Alegre. O espaço destina-se para o comentário sobre publicações que ajudem na compreensão e/ou aumentar a curiosidade sobre a cidade. Diversos livros que serão citados aqui são referências para o blog. Nesse caso, o Escultura Pública de Porto Alegre será amplamente utilizado em 2010, visto que, esse ano teremos uma busca da assimilação de fatos através de monumentos, bustos e etc...

*** 

Nesse trabalho José Francisco Alves cataloga e discute toda a escultura pública de Porto Alegre. Partindo da história dos primeiros trabalhos instalados na cidade até teorizações de arte moderna, o autor cria um documento formidável e muito completo. O material apresenta diversas questões de urbanismo, política e compreensão da respectiva arte ao ar livre. Tais reflexões são endossadas pela comparação com outros trabalhos plásticos existentes em outros países.

*** 

Seu principal atrativo está no catálogo de obras. Lá estão divididos todos os tipos de arte pública da cidade por épocas de instalação e pelo estilo (estátuas, bustos, arte moderna, fontes, marcos e outros). Com fotos em boa qualidade que mostram detalhes pertinentes para a assimilação das obras. Todas elas são acompanhadas por mapas de localização ao final do livro.

*** 

Um fato louvável é a catalogação de obras que não saíram do papel e de outras que foram destruídas pelo tempo. Todas ilustradas por imagens raras de diversos arquivos fotográficos públicos e particulares. Esse resgate da história perdida vai ser amplamente abordado futuramente no ArquivoPOA.

*** 

Não devemos esquecer do papel vital que esse livro estabelece com a sociedade. As obras públicas são intensamente depredadas a cada dia. Dessa maneira, o Escultura Pública eterniza uma forma de memória que a qualquer momento pode ser devastada em nossos parques e praças.

Imagem do catálogo de bustos, cabeças e relevos.

2 comentários:

Suziley disse...

Muito interessante. Gostei.
Boa noite, :)
Suziley.

Anônimo disse...

Cara... muito boa dica. Peguei esse livro na biblioteca da pucrs... é mto bom mesmo. Quero ver agora se acho pra comprar. Parabéns pelo blog.